Espinho regista o maior desperdício de água na AMP

Fotografia: Defesa de Espinho/arquivo

O concelho de Espinho é o que regista o maior desperdício de água na Área Metropolitana do Porto. Ruturas nas condutas poderão estar na origem da água que é contabilizada ao Município e que não chega aos consumidores.

O concelho de Espinho é, de todos os que integram a Área Metropolitana do Porto (AMP), aquele onde há um maior desperdício de água. Os números são dados pelo Jornal de Notícias (JN) que aponta a Área Metropolitana do Porto como a região que
está no topo no combate às perdas de água.

Espinho, segundo o JN, é o que está pior posicionado com uma perda de 192 metros cúbicos de água por dia, com o vizinho Vila Nova de Gaia a desperdiçar água acima dos 100 metros cúbicos, mas quase metade (108 metros cúbicos) diariamente. Arouca é o concelho da AMP que menos água desperdiça (1,9 metros cúbicos por dia) e Santa Maria da Feira, tem um registo de 32 metros cúbicos diários.

O diário portuense cita dados recentes do relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), apontando Santo Tirso e a Trofa como os que apresentam melhores resultados, com perdas que se situam nos 8,8%, muito abaixo da média em Portugal que está nos 27,1%.

Artigo completo na edição de 14 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.