Ligue Antes, Salve Vidas já se reflete nas urgências do hospital em Gaia

Fotografia: Sara Ferreira

Uma semana depois de implementada a medida, ainda há utentes que recorrem às urgências em Gaia sem ligar previamente para a Linha SNS24. O projeto Ligue Antes, Salve Vidas, foi implementado para aliviar a pressão no Hospital Santos Silva, em Gaia e, para já, o feedback está a ser positivo.

O Projeto Ligue Antes, Salve Vidas já leva uma semana de implementação na Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho. Ligar para a Linha SNS 24 é o primeiro passo que os espinhenses deverão dar, antes de se deslocarem aos serviços de urgência (pediatria ou adultos) do Hospital Santos Silva, em Gaia. Os doentes podem ser encaminhados diretamente para os respetivos centros de saúde onde serão atendidos à hora marcada pelo médico de família ou por um outro que esteja disponível.

José Almeida Ribeiro, diretor das urgências de Gaia, considera positiva esta semana do Ligue Antes, Salve Vidas (fotografia: Sara Ferreira)

“O projeto vem tentar promover a alteração que já tinha sido pedida há muito tempo para uma intervenção no doente agudo não urgente, que com livre acesso ao serviço de urgência acabava por sobrecarregar o sistema, prejudicando os doentes mais graves porque ocupavam médicos e enfermeiros”, explica o diretor dos serviços de urgência de pediatria e adultos do Hospital Santos Silva, José Ribeiro Almeida.

“As pessoas que não estão com doenças graves acabam por interferir mais com o trabalho dos profissionais e isto leva a que a atenção ao doente grave seja dispersa”, acrescenta o médico.

Artigo completo na edição de 14 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.