Foto: Isabel Faustino

Em Espinho, existem exemplos deste tipo de negócio, cujo serviço já deixou de estar “reservado” só para alguns. Há algum tempo que as tatuagens já não são exclusivas da população mais jovem ou alternativo, abrangendo uma franja muito maior da sociedade.

Com o crescente interesse e aceitação da arte corporal, as lojas de tatuagens tornaram-se destinos populares para amantes da expressão pessoal e criatividade. Artistas, com diferentes visões, procuraram transformar a pele de cada cliente numa tela viva de narrativas, símbolos e emoções.

Por cá, o estúdio Hello Sailor Tattoo Parlor, fundado há quase 12 anos por Luís Couto, representa uma opção para quem quer marcar na pele um sonho, uma lembrança
ou apenas uma identidade. No entanto, além das tatuagens, o espaço, localizado na rua 33, permite ainda a oportunidade de fazer piercings, um trabalho realizado por Luís Vieira.

Já em Paramos, mais concretamente na Rua Central, a arte de tatuar está entregue a Sónia Ribeiro. Em dezembro de 2020, decidiu abrir as portas da sua casa e aí fundar o estúdio Sónia Ribeiro Tattoo, após grande incentivo do marido. Com um passado académico dedicado ao design gráfico e, por isso, habituada a desenhar, Sónia abraçou o desafio, contando, hoje, com a ajuda de Catarina Carneira, a sua fotógrafa de estúdio.

A procura pelas tatuagens existe por diversas razões. Sónia Ribeiro destaca, por exemplo, o projeto de autoestima. De acordo com a tatuadora, o grande objetivo é dar uma nova vida a partes do corpo menos amadas, sobretudo após que terem ficado marcadas por eventos da
vida, havendo, assim, muitas histórias de superação.

No caso da Hello Sailor, o objetivo de muitos clientes passa por “marcar um momento importante ou homenagear um familiar ou amigo”. No entanto, não esconde que existem clientes que “apreciam a arte e colecionam tatuagens de vários estilos e tatuadores”, lembra Luís Couto.

“Os tipos de tatuagens variam com a região e as épocas, vão sempre aparecendo tendências ou ‘modas’’. Em Espinho, ao longo do ano, “as mais procuradas são tatuagens pequenas e delicadas, sendo as mais comuns borboletas e flores”, revela Luís.

Artigo completo na edição de 21 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.