Num número histórico, são várias as iniciativas pensadas para celebrar o 25 de Abril.
Ainda antes do dia oficial dos 50 anos da revolução dos cravos, terá lugar na Biblioteca Municipal, às 21h30 de 18 de abril, a sessão Onda Poética, centrada, como não poderia deixar de ser, na revolução.
Mantendo a tradição, dia 21 de abril irá realizar-se às 10h00 a Caminhada pela Liberdade com início na Praça Dr. José Salvador.
Já no dia 25 de abril, está agendado para as 10h45 o tradicional hastear da bandeira na Câmara Municipal, a que se seguirá a Sessão Solene no Salão Nobre. Pelas 12h00, no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, serão prestadas honras militares no monumento aos ex-combatentes. Também o Regimento de Engenharia de Espinho participará na evocação da Revolução com um desfile militar que partirá às 15h30 da Praça Dr. José Salvador, terminando na Praça Progresso. Por fim, e ainda no mesmo dia, terá lugar na Câmara Municipal o concerto Cantemos o novo Dia nos 50 anos de Abril, com a presença do Coro dos Amigos da Música de Espinho, Maria Emília Correia e Luís Duarte.
No auditório da Academia de Espinho, dia 26 de abril, às 21h30, é tempo de música com o concerto Canções da Liberdade com a presença da Orquestra Jazz Espinho, JP Simões e Marta Ren.
27 de abril às 15h30 pelas ruas da cidade e na Praça Dr. José Salvador várias instituições musicais do concelho atuarão sob o lema Abril pelas Bandas Filarmónicas do Concelho. Às 22h30, no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, o projeto Batalha4cinc00 apresenta o 25 de Abril-50 anos, 50 Rimas.
A Juventude Socialista, com a colaboração da concelhia de Espinho do PS, irá promover no dia 20 de abril, às 14h45, na Biblioteca Municipal, uma conversa sobre as Gerações de Abril. Contará com a presença do presidente da já citada Federação, João Costa e a ex-deputada e o ex-deputado à Assembleia da República Carla Tavares e António Cardoso, respetivamente.
A Comissão Concelhia de Espinho do PCP vai associar-se à data, nomeadamente, com um jantar comemorativo a ter lugar no dia 24 de abril às 20h00 no restaurante Paraíso de Espinho que contará com a intervenção do diretor do jornal Avante, Manuel Rodrigues e já no dia 25 às 12h00 com a designada Concentração Antifascista junto ao Monumento ao 25 de Abril onde a par da deposição de flores existirão ,também, intervenções políticas.
Nuno Pimenta