Luís Montenegro condecorou os espinhenses João Brenha, Miguel Maia e José Carvalho, tal como Joaquim Granja. Foto: Flávio Alberto/DE

Os atletas olímpicos receberam o galardão das mãos do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que participou, pela primeira vez, num evento oficial em Espinho, desde que foi assumiu a chefia do Governo.

A dupla de voleibol de praia, Miguel Maia e João Brenha, que participou nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Sydney e Atenas, e José Carvalho, que participou nos Jogos de Munique e Montreal, foram condecorados com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo, recebendo este galardão das mãos do primeiro-ministro, Luís Montenegro. Além destes atletas espinhenses, Joaquim Granger também recebeu o mesmo galardão.

Esta condecoração surgiu aquando da celebração do 21.º aniversário da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), que ocorreu na noite de sexta-feira, 10 de maio, no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, em que foram homenageadas várias figuras do desporto nacional.

O primeiro-ministro aproveitou para “cobrir uma lacuna que havia, ao nível governativo, de reconhecimento a alguns atletas olímpicos”, carregando, de forma ainda mais simbólica, a sua primeira presença em Espinho, desde que assumiu a chefia do Governo.

“Confesso que não estava à espera. Foi uma surpresa muito agradável, sinto-me muito satisfeito e agradecido”, assumiu João Brenha, enquanto Miguel Maia referiu que “é um motivo de grande orgulho e meritório, por tudo que fizemos na nossa carreira”.

O aniversário contemplou ainda uma homenagem aos atletas espinhenses referidos anteriormente, e, a título póstumo, a António Leitão, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Los Angeles.

Conceição Leitão, irmã de António Leitão, recebeu o reconhecimento em nome do irmão e admitiu que se sentiu muito honrada por mais uma homenagem, lembrando que o atleta espinhense “viveu para o desporto e para a cidade de Espinho e conseguiu levar o nome de Portugal às Olimpíadas, trazendo uma medalha de bronze para casa”.