Vindos da Argentina, Ricardo Ledesma e Gabriela Greco encontraram em Espinho o local onde podem apreciar a vida com tranquilidade, segurança e qualidade de vida.
Com experiência empresarial, Ricardo Ledesma e Gabriela Greco foram proprietários de três gelatarias na zona de Buenos Aires, capital da Argentina. O negócio corria bem, vendiam quinze mil litros de gelado por mês e por loja, mas a crescente onda de insegurança sentida no país sul americano, com registo de cinco assaltos à mão armada nos seus estabelecimentos, levaram-nos a procurar alternativas. Por ser seguro e tranquilo, Portugal acabou por ser a nova meta para o casal. O facto de a irmã e a sobrinha de Ricardo viverem em Oliveira de Azeméis ajudou também na decisão. Aliás, foi nesta cidade que se instalaram quando chegaram em outubro do ano passado.
No início ponderaram a abertura uma lavandaria Self-Service em Vila Nova de Gaia, mas uma análise de mercado rapidamente deu para perceber que não seria uma boa aposta.
A escolha de Espinho para a abertura do negócio está essencialmente ligada pela proximidade da praia e também pelo facto de estar perto do Porto. Aliás, era na Cidade Invicta que pretendiam abrir um negócio, mas as rendas eram muito caras. Outras cidades, como a Figueira da Foz e a Nazaré não tinham o atrativo de fazerem parte de uma área metropolitana. “Fiquei encantado com Espinho. Apaixonei-me” diz Ricardo. E resolveram abrir a loja na rua 12. “O nosso objetivo é viver do trabalho, tranquilamente. Se se conseguir ir além disso, melhor ainda” refere o empresário, acrescentando que “se tivermos a varinha mágica que nos torna milionários, assim seja”.
Ciabattas para matar saudades da Argentina
“A grande força da casa está na qualidade dos produtos e na diferenciação”, destaca Ricardo. Por exemplo, o cachorro quente é grelhado e é bastante maior do que o habitual. Pode optar pelo tamanho de 22, 27 ou 30 cm. Sendo que pode ser acompanhado pela cebola caramelizada, bacon, pepperoni, pimentão assado, queijo, batata palha ou cebolas crunch. Mas não é só de hot-dogs que vive o Rykos. As Ciabattas, sanduíches tradicionais argentinas, levadas para a América do Sul pelos imigrantes italianos, são também um fator que os distingue da concorrência. Recheadas com queijo, fiambre, tomate, rúcula, presunto ou pepperoni e servidas quentes revelam-se para muitos clientes como uma boa surpresa quer em termos de sabor quer em substância. É normal os clientes dividirem as doses ou levarem para casa. Sendo que também existe uma versão vegetariana.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 16 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€