Paróquias do concelho participam no maior evento mundial de tapetes

Bispo D. Carlos Azevedo esteve na Paróquia de Anta (foto DR)

As cinco paróquias do concelho de Espinho, inseridas na rede de 260 localidades de 30 países, nos cinco continentes, participaram no maior evento mundial de tapetes promovido pela Comisión Gestora de Entidades Alfombristas del Camino de Santiago, visando a promoção dos Caminhos de Santiago e do ano Xacobeo 2021.

Após um concurso mundial, foi escolhido o desenho do tapete, que, no passado sábado (24 de julho), todos os voluntários, associações e entidades participantes compuseram nas suas localidades. O desenho deste tapete mundial, do autor Miguel A. Laguna de Chinchon – Espanha, representa os símbolos que movem os peregrinos por todo o mundo.

Desta forma, com o tema “Simbolicamente unidos pelo mesmo caminho” foi elaborado um pequeno tapete de sal e flores, com um desenho comum em todo o mundo e, nomeadamente junto às igrejas de Espinho, Anta, Guetim, Silvalde e Paramos, através de um convite, em 2019, ao grupo de Tapetes de S. Martinho de Anta.

“Foi com grande satisfação que assumi este projeto fazendo apenas sentido se fosse abrangente a todo o concelho”, disse Susana Belo, coordenadora do grupo de tapetes de S. Martinho de Anta. “Foram constituídos grupos de trabalho para cada uma das paróquias. Este é, por isso, um projeto conjunto, pertence a cada um daqueles que nele participaram”, acrescentou, ainda, a responsável do grupo de Anta.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 29 de julho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30 €.