Estrutura está a ser construída ao lado dos armazéns de pesca, em Silvalde e vai trazer melhores condições de trabalho para os bombeiros.
Anunciada em fevereiro do ano passado, a obra para a criação de uma base para instalar o Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho arrancou em abril e deverá estar concluída durante a próxima época balnear.
Segundo Pedro Louro, comandante dos bombeiros, ainda não há certeza de que tudo estará pronto a 15 de junho, dia em que se inicia mais uma época balnear em Espinho, mas garante que “o empreiteiro está a fazer o possível para que a obra se realize o mais rápido possível”, e para que esteja finalizada durante o verão. No entanto, tal como explica o comandante, “o facto da base não estar pronta, não impede que os meios operem”, recordando que só este ano o DSA já esteve em pré-posicionamento durante 20 dias, registando um total de 14 salvamentos.
Edifício próprio é ambição antiga
Criado em 2019, o Dispositivo de Salvamento Aquático tem estado, desde então, instalado num armazém de pesca, junto à praia, em Silvalde, partilhando o espaço com a atividade piscatória.
Tal como revela Pedro Louro, a criação de uma base permanente “é uma ambição que existe praticamente desde a criação do dispositivo” e que agora vai possibilitar melhores condições de trabalho. “Este edifício permite ter um espaço dedicado a esta atividade sem necessidade de o partilhar com outras atividades e, sobretudo, vem trazer uma dignidade aos operacionais que não existia até ao momento”.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 23 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€