Voleibol de praia: Suecos e norte-americanas venceram Elite 16 de Espinho

Fotografia: Isabel Faustino/DE

A dupla sueca David Åhman/Jonatan Hellvig, número um no ranking, e as norte-americanas Kristen Nuss/Taryn Kloth, foram os grandes vencedores do Beach Pro Tour Elite 16 do circuito mundial de voleibol de praia que terminou hoje [26 de maio] na praia da Baía.

O estádio montado na praia da Baía esteve completamente cheio de público adepto do voleibol de praia para assistir às finais de hoje do Beach Pro Tour Elite 16. Duas finais verdadeiramente emocionantes que levaram seis países ao pódio – Suécia, Alemanha e Brasil no masculino e Estados Unidos da América, Suíça e Países Baixos no feminino.

Numa final completamente dominada pela dupla sueca, Åhman/Hellvig derrotaram os alemães Nils Ehlers/Clemens Wickler por 2-0 (21-16 e 21-13), alcançando a medalha de ouro.

Para chegarem à final, os suecos afastaram os brasileiros George Wanderley/André Stein por 2-0 (21-18 e 21-11) que, por sua vez, derrotaram no jogo do terceiro e quarto lugar Seten van de Velde e Matthew Immers, dos Países Baixos, por 21-15 e 30-28.

No feminino, as norte-americanas Nuss/Kloth bateram as suíças Hüberli/Brunner que ficaram com a medalha de prata. Nuss e Kloth venceram as adversárias por 2-1 (17-21, 28-26 e 15-10).

As representantes dos Países Baixos, Katja Stam/Raïsa Schoon conquistaram a medalha de bronze ao vencerem as espanholas Daniela Álvarez Mendoza/Tania Moreno, por 2-0 (21-18 e 21-12).

Os prémios foram entregues por Luís Canelas, vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa de Voleibol e presidente da Comissão de Voleibol de Praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Fátima Dionísio, em representação do patrocinador Unilever Lipton Kombusha, e Carlos Ferreira, representante do patrocinador Solverde.pt.

Recorde-se que João Nuno Pedrosa e Hugo Campos, a dupla portuguesa masculina da prova, foi eliminada na fase de grupos, nos oitavos-de-final, ficando atrás dos americanos Miles Evans e Chase Budinger, e das duas duplas brasileiras, George Wanderley e André Stein e Evandro Júnior e Arthur Lanci.

As portuguesas Beatriz Pinheiro e Inês Castro também não passaram a fase de grupos, tendo perdido com as norte-americanas vencedoras da etapa de Espinho, com as jogadoras dos Países Baixos Katja Stam/Raisa Schoon e com as brasileiras Tainá Silva e Victória Pereira.

O Beach Pro Tour Elite 16 de Espinho decorreu entre 22 e 26 de maio, na praia da Baía, e reuniu os melhores jogadores de voleibol de praia, tanto no masculino como no feminino.