A nova travessia pedonal da Linha do Norte, a sul, foi inaugurada esta tarde [29 de maio], uma semana depois da abertura da passagem inferior rodoviária. O novo equipamento irá servir a população da Marinha de Silvalde e do Bairro Piscatório.
A nova ponte pedonal foi inaugurada e entregue pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao Município de Espinho, que, após a cerimónia procedeu ao encerramento da passagem de nível no Bairro Piscatório.
“As duas obras estão concluídas e já foram entregues ao Município de Espinho. Espero que haja civismo por parte dos utilizadores deste equipamento, sobretudo com os elevadores”, diz a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, acrescentando que “esta passagem superior irá, não só, ser utilizada pela população que mora aqui, como por todos os cidadãos que pretendam passar para o lado poente da Linha do Norte para utilizarem as praias, tendo a possibilidade de deixar os seus automóveis a nascente”.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Carlos Teixeira reconhece que “a população agora fica servida pela passagem aérea pedonal e pela passagem inferior” que “veio na sequência da necessidade de encerramento da passagem de nível”.
“Creio que, apesar de tudo, estas soluções vêm contribuir para o desenvolvimento do concelho e da nossa freguesia”, destaca José Teixeira.
“Esta não foi a melhor solução, mas foi aquilo que foi possível fazer-se”, lembra o autarca de Silvalde.
Por fim, o arquiteto Diogo Lacerda Machado, responsável pelo gabinete que projetou a ponte para a travessia pedonal a sul, fez questão de salientar que “este projeto resulta do trabalho de uma equipa” e “é uma mais-valia para toda a população do Bairro Piscatório e da Marinha de Silvalde”.
“Trata-se de um equipamento que irá proporcionar mais segurança às pessoas que, anteriormente, tinham de atravessar a ferrovia pela passagem de nível”, salienta.
Com este equipamento, idêntico ao que está na zona do ReCaFe, a norte, “pretendeu-se criar uma uniformidade nas duas entradas da cidade”, conclui.
Recorde-se que o tabuleiro da nova ponte tem 39,60 metros de comprimento e 4,40 metros de largura. A altura entre o tabuleiro da nova travessia para a ferrovia são 9 metros.
Esta obra, assim como a passagem rodoviária inferior, estão incluídas na Renovação Integral de Via (RIV) do troço da Linha do Norte entre Espinho e Gaia, num projeto global de cerca de 55 milhões de euros.