Ana Sousa: “A dança já está dentro de mim desde pequenina”

Fotografia: Francisco Azevedo/DE

Aos 35 anos, Ana Sousa conquistou o segundo lugar na Taça de Portugal e o título de campeã nacional de dança a solo. A atleta do SC Espinho, com apenas um ano de prática desportiva, alia a dança à sua profissão, como professora de piano, sendo um exemplo de resiliência e de dedicação a um desporto que abraçou há muito pouco tempo.

Quando descobriu a dança desportiva?
Comecei a praticar a modalidade no ano passado no SC Espinho e em julho, também de 2023, iniciei a competição com a realização da pri­meira prova.
Já praticava dança desde pequenina, nomeadamente ballet. Há cerca de oito anos, na Academia de Dança de Espinho, comecei a praticar Latin Fit onde aprendemos as danças latinas, só para mulheres, mas que não tem qualquer componente de competição. No ano passado, como surgiu a oportunidade de começar a competir a solo, iniciei a prática da dança desportivo. Sempre gostei da dança e não havia a possibilidade de entrar em competição porque não tinha par. Foi nessa altura que de­cidi ingressar na competição a solo.

Nunca praticou outros desportos?
Nunca pratiquei nenhuma modali­dade desportiva. Apenas tive ativi­dade desportiva na escola, nas aulas de educação física. Pratiquei ballet desde os sete até aos 15 anos. Acabei por deixar porque já não conseguia conciliar com a escola e os estudos e, mais tarde, com o meu percurso na Universidade.

Como é que teve conhecimento da dança do SC Espinho?
O meu professor do mestrado de piano na Universidade de Aveiro era o Fausto Neves, pai do Vasco Rigolet. Ele enviou-me um mail de publicidade à Academia de Dança de Espinho. Vi que tinha uma mo­dalidade só para mulheres e fui ex­perimentar. Sempre gostei muito de ver as danças de salão na televisão e era algo que me captava a atenção. Já faz quase nove anos e, a partir daí, nunca mais deixei as aulas. Co­mecei na exibição e agora estou na competição.

Artigo completo na edição de 30 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.