Os festejos da elevação de Espinho a cidade estendem-se por três dias e iniciam já a 14 de junho com a abertura de um espaço dedicado aos jogos de futebol deste Europeu. No entanto, os concertos de abertura do FIME também se incluem na programação. A habitual sessão solene está marcada para a manhã de domingo, dia 16 de junho, e a única inauguração do aniversário decorre durante a tarde.
A 16 de junho celebra-se o 51º aniversário do dia da cidade de Espinho, mas as comemorações já começam dia 14, com a abertura, às 20 horas, na Praça Progresso, de uma Funzone dedicada ao Europeu de 2024 para permitir que todos os adeptos possam assistir aos jogos deste campeonato.
Duas horas mais tarde, é a música a ser a grande protagonista. O músico Omar Sosa e a Orquestra de Jazz de Espinho sobem ao palco que vai se remontado no largo da Câmara Municipal para dar o arranque oficial da 50ª edição do FIME – Festival Internacional de Música de Espinho.
De regresso à Praça Progresso, os espinhenses vão poder assistir, às 22h30, a uma atuação do coletivo batalha4cinc00 que promete descrever a “Cidade de Espinho… 51 anos em rimas”.
Na noite de sábado, dia 15, voltam os concertos do FIME com Mário Laginha e Pedro Burmester. Os artistas pisam o palco junto à Câmara Municipal às 22 horas e às 22h30, mas na Praça Progresso a animação está entregue a um Dj.
Já no domingo, dia de aniversário, realiza-se, às 11 horas, a tradicional sessão solene comemorativa no Centro Multimeios. No entanto, a manhã começa bem mais cedo. Às 9h30 há o tradicional hastear da bandeira na Junta de Freguesia de Espinho, segue-se um encontro de carros clássicos, às 10 horas, na Avenida 8 e, também à mesma hora, a abertura oficial da Piscina Solário Atlântico.
Para a parte da tarde está reservada a inauguração do jardim envolvente à Vila Manuela, um momento que está agendado para as 15h30.
A festa prossegue durante o resto do dia, sobretudo com a ajuda do Domingão. O programa da SIC vai percorrer, no habitual camião, as ruas da cidade e espalhar música e alegria.
Um espetáculo da associação “O Mar é Nosso” é o último destaque da programação deste ano. O momento realiza-se às 16 horas na Praça Progresso.