O esgrimista do Novasemente conseguiu o primeiro campeonato nacional da formação do clube em uma década, algo que traz confiança ao atleta que acredita que pode ser uma marca da modalidade em Portugal.
Foi no final do mês de maio que Miguel Vieira, esgrimista do Novasemente GD, sagrou-se campeão nacional em iniciados, pondo fim, desta forma, a um jejum de títulos do clube na formação da modalidade. Com 14 anos, o atleta venceu João Cardoso, do Ginásio Clube Português, na final do campeonato nacional, disputado em Leiria.
Apesar de já praticar desde os seis anos, curiosamente iniciou-se no mundo desportivo no futsal da Novasemente. Foi aí que viu um anúncio a referir que era possível praticar esgrima em Espinho e decidiu experimentar.
“Acabei por me encaixar mais na esgrima por se tratar de um desporto individual, não estou tão preso à equipa e o esforço também vai nesse sentido”, explica Miguel, que consagrou oito anos de devoção à modalidade com o título nacional. Em relação a essa conquista, o esgrimista assume que se sente “realizado”, mostrando que todo o trabalho valeu a pena e, na hora dos agradecimentos, não esqueceu os treinadores.
Artigo completo na edição de 6 de junho de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.