Ruas esburacadas em Espinho colocam condutores em perigo

A travessa da rua 5 encontra-se esburacada há muitos meses (foto: DE)

São muitas as ruas da cidade que se encontram em mau estado, com um piso irregular e com buracos que se eternizam. Os condutores queixam-se da falta de intervenção, sobretudo nas vias em paralelos. Obras de fundo aguardam-se há muito tempo mas não há planos efetivos para tal.

Não foi preciso andar muito para se encontrarem ruas esburacadas e em muito mau estado de conservação em plena cidade. Na travessa da rua 5, por exemplo, os buracos já levam meses, num arruamento que é utilizado diariamente por centenas de automobilistas. São ‘crateras’ que infernizam os condutores.

“As ruas estão péssimas, basta que nos desloquemos até próximo do cemitério, percorrendo a rua 18 para sul. Os paralelos estão aos altos e baixos. É uma miséria”, lamenta Albertino Costa, que é taxista de profissão e que afirma conhecer bem todas as ruas. “Não vejo uma rua em paralelos que esteja em boas condições”, acrescenta Albertino.

“São imensos os buracos e pouco se importam em resolver essas situações. Tanto a norte como a sul da cidade”, constata o cidadão que dá como exemplo a zona do cemitério onde “levantaram o piso para colocar as condutas de água e deixaram tudo mal feito”.

“O piso irregular estraga os carros”, lamenta o cidadão que dá o exemplo da travessa da rua 5 que “está cheia de buracos” e que “vai morrer assim”.

“É necessária uma intervenção de fundo”

Liliana Silva conhece, muito bem, a cidade e os seus arruamentos. “As ruas estão uma miséria e são um verdadeiro caos para os condutores”, afirma a cidadã pensando nas despesas e nos danos que isso provoca ao seu automóvel.

Liliana reconhece que seria urgente fazer-se “uma requalificação geral das ruas” da cidade, sobretudo “nas que são feitas com paralelos” e que “não sofreram qualquer tido de intervenção ao longo dos anos”. Por isso, defende “o alcatroamento de todas as ruas”.

“Tapam os buracos, colocando areia e o piso acaba por ceder”, constata a cidadã sustentando que seria importante a Câmara Municipal “fazer uma intervenção de fundo nas ruas que se encontram em pior estado”.

Artigo completo na edição de 9 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.