Autocarros que fazem ligação de Camalhões a Espinho fazem paragens na Idanha, seguindo para o centro de Espinho

Estão, desde hoje [20 de maio], em vigor novos horários da rede de autocarros UNIR nos municípios de Espinho e Gaia que surge “fruto da auscultação aos cidadãos”.

Em comunicado, a Câmara de Gaia explica que o objetivo é que os novos horários “reforcem as frequências nas horas de ponta e a oferta nos períodos noturnos e tentem, também, colmatar todas as incompatibilidades que foram identificadas pelos agrupamentos de escolas”.

No caso de Espinho, a alteração surge na linha 9038 que, desde esta segunda-feira, passa a realizar a ligação entre Camalhões e a Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, percorrendo um total de 37 paragens. Nesta linha existem apenas quatro horários disponíveis por dia durante a semana, quer de ida ou volta, e o primeiro acontece às 8 horas da manhã.

O autocarro parte de Camalhões às 8 horas e chega à ultima paragem, a Escola Manuel Gomes de Almeida, cerca das 8h52. Recorde-se que, por norma, as aulas, neste estabelecimento escolar, iniciam às 8h30.

Quem quer viajar para Espinho tem, ainda, possibilidade de utilizar o autocarro que parte de Camalhões às 12 horas e, da parte da tarde, o que parte às 18h e, o último, às 19h.

No sentido inverso, o primeiro autocarro que sai de Espinho, via Camalhões, deixa a paragem da Escola Manuel Gomes de Almeida às 9 horas, chegando ao destino cerca de 34 minutos depois. Segue-se o horário das 13h, o das 19h e, por fim, o das 20h.

Ao sábado, só existem três autocarros disponíveis nesta linha que viu os horários serem alterados e, aos domingos e feriados, apenas dois. No entanto, a autarquia de Gaia garante que “estão, ainda, a ser alvo de revisão os horários de fins de semana”.