(Foto: Metro do Porto)

O desenho para a nova ponte entre Gaia e o Porto já está escolhido e o projeto fica a cargo do laboratório Edgar Cardoso. Construção começa no próximo ano e terá que estar concluída até ao final de 2025.

A sétima travessia entre o Porto e Gaia vai começar a ser construída na primeira metade de 2023. O consórcio liderado pelo laboratório Edgar Cardoso venceu o concurso público internacional de concessão, apresentando uma estimativa orçamental para a realização da empreitada no valor de 50,5 milhões de euros. Segundo o Metro do Porto, “a proposta consiste, em resumo, na construção de uma ponte com um pórtico com escoras inclinadas, feita integralmente à base de betão e com um perfil longitudinal a uma altura superior à da Ponte da Arrábida, de modo a não constituir um obstáculo visual”.

Esta nova ponte vai ligar o Campo Alegre, no Porto, à zona do Candal, em Gaia, e terá uma nova linha de metro de cerca de seis quilómetros, chamada Rubi, que vai fazer a ligação entre as estações da Casa da Música e de Santo Ovídeo. De acordo com o Metro do Porto, esta travessia será reservada à circulação do metro, ciclistas e peões e, tanto a ponte como a linha, serão financiadas pelos fundos previstos no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 17 de março de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€