Finalmente a obra arrancou! O Estádio Municipal, equipamento tão desejado há mais de quatro décadas, está, finalmente, no terreno. Promessa feita, promessa cumprida. E, desta vez, não foi lançada a primeira pedra, mas sim a obra de 4,47 milhões de euros que já está em curso desde o passado dia 1 de fevereiro e entregue à empresa PEMI-Engenharia e Construção, Lda. e que deverá estar concluída dentro de dois anos.
“Cumpre-se assim um desígnio da cidade que era reclamado há várias décadas. Cumpre-se também um compromisso assumido no início deste meu último mandato como presidente da Câmara. É, pois, o culminar de um trajeto político autárquico que encerra um ciclo de 12 anos ao serviço do Município de Espinho”, afirmou Pinto Moreira à Defesa de Espinho.
A primeira fase da obra irá comportar, além das bancadas previstas, apenas a cobertura da bancada central e a construção de dois balneários para jogadores, com alterações, também, na praça destinada à permanência dos adeptos a Sul do estádio, um módulo de bilheteira ajustado e facilmente replicado tanto para os visitantes como os adeptos da casa.
As luminárias de ‘400 lux’, permitem a possibilidade de jogar na primeira liga, mas sem transmissão televisiva, no entanto, os postes de iluminação estão capacitados para a atualização de luminárias de 1400 LUX, que pssibilitam a transmissão televisiva.
A obra terá, também, uma segunda fase que irá abranger a cobertura total das bancadas e arcada de pilares que suportam a cobertura e que criam o deambulatório a toda a volta do estádio.
“Sempre defendi a solução de um estádio municipal para o concelho de Espinho”, afirmou o antigo presidente do SC Espinho, Ilídio Silva, congratulando-se por se ter, finalmente, encontrado uma solução e partido para a obra.
“Como arquiteto é um orgulho enorme desenvolver este projeto em Espinho, na minha terra”, declarou o projetista deste novo equipamento municipal.
Isto e muito mais na reportagem publicada, em destaque, na Defesa de Espinho a 4 de fevereiro de 2021.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 04 de fevereiro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 28,5€.

Pinto Moreira, presidente da CM Espinho assinou o contrato de adjudicação da obra – foto Francisco Azevedo