“Conto(-te) com beterraba” de alunos do Agrupamento Gomes de Almeida

Um dos trabalhos apresentados pelos alunos da Escola Manuel Gomes de Almeida

A imaginação e a técnica “prevaleceram com a beterraba como matéria-prima, na ilustração de contos portugueses realizada pelos alunos dos 7.º e 8.º anos do Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida e que culminou com a exposição “Conto(-te) com beterraba”.

Foi nos meses de dezembro e janeiro que uma mostra de alguns dos trabalhos realizados, no passado ano letivo, esteve patente no restaurante vegetariano/vegan, Terra Viva, na rua 27, em Espinho. E apesar das contrariedades levantadas pelo confinamento), os contos “Ladino” de Miguel Torga, “Saga” de Sophia de Mello Breyner Andresen e “A Aia” de Eça de Queiroz foram destacados.

Numa abordagem original, onde a beleza da cor e a translucidez tonal do sumo de beterraba diluído em água, proporcionaram trabalhos de grande valor decorativo, este projeto, inovador no âmbito da ilustração, pretendeu despertar o interesse pelas artes plásticas e pela leitura, mostrando a sua ligação na abordagem dos conteúdos das duas disciplinas.

O resultado final foi um conjunto de ilustrações de grande expressividade plástica, onde a originalidade e inovação da técnica e dos materiais utilizados marcam posição no campo da ilustração.

A coordenadora do projeto, Cristina Jorge, referiu “a motivação sentida pelos alunos em mostrar o seu trabalho fora da escola a que pertencem”, considerando “fundamental para a aprendizagem, a articulação entre disciplinas numa consolidação de conteúdos.”