Nelson Capela é o coordenador técnico do futebol de formação do SC Espinho - foto DR

“O futebol, tal como o conhecemos hoje, em período Covid, está completamente desvirtuado relativamente ao que era outrora”, admite o coordenador técnico do futebol de formação do SC Espinho, Nelson Capela. “Iniciámos a época desportiva com muitas restrições, com treinos com distanciamento e, por isso, tivemos de estabelecer uma série de procedimentos para isolar as equipas e os escalões como se fossem bolhas”, conta aquele responsável pela formação tigre que sustenta que “este confinamento ainda adensou mais o infortúnio das crianças e dos jovens que saem ainda mais penalizados do ponto de vista desportivo e na condição física em geral”.

Segundo Nelson Capela, o SC Espinho tem-se preocupado, “sobretudo dos sub-14 para cima, encontrar, semanalmente, via Zoom, produzindo alguns treinos à distância. São produzidos treinos técnicos, onde se procura desafiar as equipas, no âmbito técnico, tático, físico e psicológico”, explica o coordenador técnico.
Na base da formação, o SC Espinho, segundo Nelson Capela, “tem procurado fazer chegar através do diretor de escalão, os treinos para essas crianças, quer para os jogadores de campo, quer para os guarda-redes. Por exemplo, ainda esta semana será lançado um desafio, de forma a se perspetivar um possível início da atividade”, anuncia aquele responsável pelo futebol de formação dos tigres…

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 18 de março de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 28,5€.