Escola da Seara passa a ser centro de vacinação e há equipa específica para fazer os agendamentos

Espaço estava desocupado (Foto: Francisco Azevedo)

Para ajudar na operação de vacinação contra a Covid-19 no concelho, a Câmara Municipal ativou uma equipa específica para realizar os agendamentos com a população e decidiu, ainda, criar um novo centro de vacinação na antiga Escola da Seara, em Silvalde. Em conjunto com o Centro de Saúde, vai ser possível vacinar mais de mil cidadãos por dia.

Num momento em que se pretende vacinar o maior número de pessoas possível, o Município de Espinho decidiu criar um centro de vacinação na antiga Escola da Seara, na freguesia de Silvalde. Este novo espaço dedicado à vacinação contra a Covid-19, vai permitir ajudar o Centro de Saúde de Espinho na administração das vacinas, diminuindo o fluxo de pessoas na unidade de saúde e, consequentemente, evitando longas filas de espera. Entrará em funcionamento amanhã, sexta-feira, e vai permitir, em conjunto com o Centro de Saúde, vacinar mais de mil cidadãos por dia.

Esta decisão, surge depois do coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 a nível nacional, ter escrito uma carta a todos os presidentes de câmara do país para que colaborassem nesta nova fase da vacinação que se estenderá pelo mês de abril e que vai permitir atingir um ritmo de administração de vacinas entre 100 mil a 120 mil doses por dia, um ritmo quatro vezes superior ao atual.

Face a este apelo, o Município de Espinho decidiu, também, ativar uma equipa específica para assegurar os agendamentos junto da população do concelho. Esta equipa, composta por funcionários da Câmara Municipal de Espinho, já está no ativo e está a ser coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde Espinho/Gaia (ACES). A trabalhar desde o passado dia 28 de março, esta equipa já realizou cerca de sete mil contactos telefónicos, dos quais 1471 originaram em agendamentos para a vacinação de cidadãos até aos 74 anos de idade.

Segundo a autarquia, como forma de ajudar neste processo de contactos e conseguir acelerá-lo, foi adquirida uma aplicação de centros de contactos que está a permitir, aos respetivos elementos da equipa, realizar os agendamentos de forma mais rápida e segura. Assim, além da chamada telefónica, cada utente recebe uma mensagem escrita com os respetivos dados relativos à marcação da vacinação.

Para tornar a operação mais eficaz, a Proteção Civil de Espinho “apela à população, em particular as pessoas com idade superior a 70 anos, para a importância de se manterem contactáveis por telefone e, caso o agendamento seja realizado, comparecerem apenas à hora marcada de forma a evitar filas e aglomerados”.

Segundo dados da Direção Geral da Saúde, Portugal alcançou, no domingo passado, a marca de 18 doses administradas por cada 100 habitantes. Ou seja, cerca de 1,3 milhões de pessoas já tomaram, pelo menos, uma dose de uma das vacinas contra a covid-19. Desse total, 763.257 têm mais de 80 anos.