Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho realizaram, no sábado (19 de junho) um simulacro no Aeródromo de Paramos, com o intuito de testar o Plano de Emergência do Aeródromo e a intervenção dos funcionários dessa infraestrutura.
O exercício consistiu na abordagem a uma aeronave, com motor a hélice, que saiu fora de pista, com três vítimas. Os bombeiros utilizaram um Veículo Urbano de Combate a Incêndios e uma Ambulância de Socorro, com um total de sete bombeiros.
De acordo com a lei, os exercícios de teste ao Plano de Emergência do Aeródromo (PEA) têm a periodicidade de dois anos e “determinam a comprovação das condições de adequabilidade do plano de emergência contido no manual de aeródromo”.
Entretanto, já está em pleno funcionamento, desse o passado dia 12 de junho, o Dispositivo de Salvamento Aquático dos Bombeiros do Concelho de Espinho nas praias do concelho. Os bombeiros estão posicionados, na praia dos Pescadores, em Silvalde, num apoio de pesca que foi cedido para o efeito, com um equipamento composto por uma moto de água, uma moto-quatro e três operacionais, entre as 9 e as 19 horas, diariamente, até ao final da época balnear.