Com mais de 70 anos de existência, a Gruta da Lomba continua a ser uma das fábricas mais acarinhadas do concelho. Cheia de histórias e sucessos, já passou por momentos mais difíceis e hoje encontra-se nas mãos de uma nova gerência. Apesar de já não pertencer à família fundadora, continua a produzir os famosos pirolitos, a gasosa e a laranjada. Para fazer face à pandemia, iniciou uma produção de gel desinfetante e não descarta a hipótese de voltar a vender os refrigerantes em garrafas de vidro.

No concelho, e até fora dele, são poucos os que não conhecem a fábrica Gruta da Lomba, localizada em Guetim. Fundada em 1950 e dedicada aos refrigerantes, começou logo a produzir, com sucesso, a bebida que, ainda hoje, faz parte do imaginário de muitas infâncias: o pirolito.

Ideia e obra de uma família guetinense, a fábrica esteve nas mãos dos fundadores durante muitos anos, até passar, em 2018, para Filipe Trindade e o seu pai, Eurico Trindade que decidiram avançar para a compra do negócio. “Os anteriores sócios tinham a unidade à venda e nós vimos nisso uma oportunidade de negócio, não só na vertente dos refrigerantes, mas também no património imobiliário que a empresa detinha”, explica Filipe Trindade, de 46 anos. Juntamente com o pai, avançou para uma nova aventura e tornou-se no primeiro gerente e proprietário que não pertencia à família fundadora.

Atualmente com oito colaboradores, a fábrica continua dedicada à produção de bebidas e refrigerantes, tal como no início. Os produtos são muitos e diversificados, mas há sempre novidades a serem pensadas e lançadas. “Temos uma gama de produtos muito vasta. Não posso dizer que hoje a oferta é maior do que no início, até porque, ao longo dos anos, as mudanças foram acontecendo e houve produtos a entrar e outros a sair. É tudo muito volátil”, diz o gerente e explica: “Além disso, a legislação foi alterando e a fábrica até chegou a produzir licores, mas isso hoje é impossível porque para produzir bebidas alcoólicas é necessário outro tipo de autorizações. Ao longo do tempo, a empresa foi-se adaptando, lançou alguns produtos e acabou com outros”.

Apesar de ter dito adeus a muitas bebidas, a Gruta da Lomba nunca se despediu daquelas que são as suas bandeiras, como o tão famoso pirolito ou até a sua gasosa. No entanto, há sabores para todos os gostos: laranja, ananás, maracujá, morango, e algumas das novidades como o refrigerante a saber a lima-limão ou o de gengibre-limão. E, a par destas, Filipe Trindade já produz uma outra: água com gás.

Reportagem completa na edição de 07 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.