Sensibilização: “A Terra Treme” na Escola Básica de Anta

Foto: Francisco Azevedo

A terra tremeu na Escola Básica de Anta, no passado dia 5 de novembro, num exercício público de sensibilização para o risco sísmico levado a efeito pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que contou com a colaboração dos Bombeiros do Concelho de Espinho, Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Marítima e o Núcleo de Espinho da Cruz Vermelha Portuguesa.

A ação desenrolou-se durante um minuto, no qual os participantes, executaram os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

Antes da hora marcada para o sismo (simulado com o toque da campainha), as crianças do quarto ano da Escola Básica de Anta tiveram a oportunidade de interagir com os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil. Ao som da campainha, todos baixaram a cabeça e protegeram-se debaixo das mesas da escola. Ao sinal de um elemento da Proteção Civil, os alunos deslocaram-se para o exterior, tendo a oportunidade de desfrutar das viaturas ali estacionadas.

“A escola deve ser um espaço de cidadania ativa, desenvolvendo-se as capacidades para os alunos terem a noção de autoproteção e da segurança dentro do estabelecimento de ensino”, disse, a vereadora da Educação, Maria Manuel Cruz. “Pena que esta atividade não se tenha desenrolado em todas as escolas do Município, algo que pretendemos que seja feito no próximo ano”, acrescentou a responsável pela Educação no Município de Espinho.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 11 de novembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.