O sucesso correu mundo e nem Espinho escapou à atração. A Zumba continua a ser uma das modalidades mais frequentadas nos ginásios e, segundo os praticantes, a que provoca mais diversão. “A proposta é inserir todas as pessoas na prática da atividade física, transformando a aula numa verdadeira festa”.

Ritmo, energia contagiante, diversão, perda de calorias e sensação de bem-estar. Estas são algumas das características da Zumba, uma modalidade fitness que nasceu na década de 90 e tem tido sucesso até aos dias de hoje.

À semelhança de outros países do mundo, em Portugal a Zumba está presente em quase todos os ginásios que tenham a vertente de aulas de grupo e é, na generalidade, a mais frequentada. Em Espinho, as aulas de Zumba existem já há alguns anos. Luísa Silva, professora e proprietária do ginásio LS Fitness, localizado na zona industrial, em Silvalde, foi uma das pioneiras no ensino da modalidade no concelho. “Eu comecei há dez anos e nessa altura ainda não se falava da Zumba. Tive a sorte de ser das primeiras em Espinho e até no país a fazer a formação. Comecei a lecionar, mas sem saber muito bem no que ia dar”, recorda. Apesar de ter entrado num mundo que ainda era um pouco desconhecido da população em geral, Luísa Silva rapidamente percebeu que a aposta nesta modalidade tinha sido certeira. “Inicialmente havia pouca gente a frequentar, mas depois cresceu de uma forma que eu tive que deixar alguns espaços onde dava aulas para me fixar apenas num, pois começou a ser impossível dar resposta a todos”.

Reportagem disponível, na íntegra, na edição de 25 de novembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.