A Iniciativa Liberal (IL) tem o espinhense Carlos Guimarães Pinto como cabeça de lista pelo Porto para as próximas eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro. As listas aprovadas pelo Conselho Nacional, na quinta-feira (16 de dezembro), voltam a colocar o nome do antigo líder do partido para encabeçar o círculo eleitoral do Porto, mantendo a aposta de 2019.

O economista de 38 anos era o presidente da IL quando o partido conseguiu eleger o seu primeiro e único deputado, João Cotrim Figueiredo (Lisboa), nas suas legislativas de estreia, há dois anos. Ainda em 2019, Carlos Guimarães Pinto deixou a direção do partido.

O espinhense é atualmente investigador na área da Economia Internacional e dá aulas no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica e na National Economics University de Hanoi, no Vietname. Antes de iniciar a sua atividade política, Carlos Guimarães Pinto trabalhou como consultor de empresas em vários países.

Já pelo círculo eleitoral de Aveiro, a lista da Iniciativa Liberal é encabeçada novamente por Cristiano Santos, coordenador do Núcleo desse distrito. O enfermeiro de 36 anos trabalha no Hospital de São João no Porto, é natural de Santa Maria de Lamas e já foi membro da Assembleia dessa freguesia pelo Partido Socialista.

De acordo com a moção de estratégia global apresentada e aprovada por Cotrim Figueiredo, na convenção do fim de semana passado, o objetivo da IL nas legislativas é conseguir “4,5% dos votos a nível nacional” (o que significa mais do que triplicar o resultado) e a “eleição de cinco deputados nos distritos de Lisboa, Porto e com possibilidades também em Braga, Setúbal e Aveiro”.