Iniciativa está de volta após paragem provocada pela Covid-19 (Foto: Operação Nariz Vermelho)

Depois de uma paragem forçada, provocada pela pandemia, a Operação Nariz Vermelho (ONV) está de regresso ao Centro Hospitalar de Gaia/Espinho com as visitas animadas dos doutores palhaços para todas as crianças internadas.

Esta unidade hospitalar, assim como o Hospital São João, no Porto, eram os únicos, dos 17 que colaboram com a associação, que ainda não realizavam as visitas de forma presencial. Segundo Luiza Teixeira de Freitas, presidente da ONV, trata-se de uma notícia “feliz” e que foi possível graças ao trabalho das pessoas envolvidas. “Os doutores palhaços, artistas profissionais com formação específica para atuação em contexto hospitalar, receberam formação adicional e adaptaram as suas interações e dinâmicas com as crianças, os seus familiares e cuidadores e os profissionais de saúde, de forma a obedecerem a todas as normas de higiene e segurança que a pandemia implementou nos hospitais portugueses”.

A Operação Nariz Vermelho, que este ano celebra 20 anos, está presente ainda em várias unidades de saúde de norte a sul do país como no IPO do Porto, Centro Materno-Infantil do Norte, Hospital de Braga, Centro Hospitalar Pediátrico de Coimbra ou IPO de Lisboa.