Espaço dedicado à gravidez e à mulher situa-se na Rua 14 (Foto: Sara ferreira)

Falar em cursos de preparação para o parto ou em formas de ajudar a mulher a sentir-se melhor durante a gravidez é muito comum e são várias as mães que procuram estas aprendizagens. No entanto, depois do nascimento do bebé, por vezes a recuperação da mãe é deixada para segundo plano. Numa tendência de mudança, assiste-se a uma alteração da mentalidade e a recuperação pós-parto tem cada vez mais relevância para a sua física e mental das mulheres.

Apesar de algo desvalorizada, a recuperação, após o nascimento da criança, deve ser feita com acompanhamento e, ainda que vários ensinamentos sejam prestados durante a gestação, é no momento real que muitas dúvidas acabam por surgir. Telma Cabral, enfermeira parteira, está habituada a lidar com todas estas problemáticas e explica que o pós-parto é preparado muito antes do nascimento. “Tudo está relacionado porque, logo no princípio, quando eu pergunto quais são os medos, as mulheres falam imediatamente do pós-parto. Falam do medo de não conseguirem cuidar do bebé, medo de não conseguirem amamentar, medo de ficarem sozinhas e medo da intimidade do casal não voltar a ser a mesma”.

Por se tratar de “uma fase desafiante” na vida de qualquer mulher, Telma Cabral decidiu abrir, em 2017, a sua própria academia, na Rua 14. Direcionando a sua atividade para todas as fases da gestação, consegue fazer um acompanhamento alargado e afirma que atualmente a forma de pensar a gravidez começa a sofrer modificações.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 17 de fevereiro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€