O Crédito Habitação sempre foi o crédito com maior peso no orçamento familiar, mas com o aumento das taxas de juros e, com isso, das mensalidades, faz cada vez mais sentido estar atento ao que o mercado bancário tem para oferecer.

Sendo o crédito habitação o produto mais apetecível para cativar e fidelizar clientes, os bancos, apesar da instabilidade do momento, ainda apostam no mesmo. Tendo isso em mente, esta é uma excelente altura para rever o seu crédito e procurar soluções mais atrativas.

Atualmente, a média do spread aplicado está nos1%, e nalguns casos já chega aos 0,85%. Esta tendência é reflexo da sensibilidade do mercado bancário ao aumento da Euribor e o seu desejo de ultrapassar a instabilidade e inflação crescente, continuando a captar clientes e não aumentando a carteira de crédito vencido.

Contudo, o spread mais baixo nem sempre reflete a prestação mais baixa, deve ter em conta a TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) e o MITC (mutante total imputado ao cliente).

Outra vantagem para a transferência do crédito habitação é o facto de grande parte dos bancos estarem dispostos a suportar os encargos inerentes à transferência. É do senso comum que o processo de avaliação e hipoteca de casa é bastante dispendioso. Mas o consumidor consegue facilmente não ter esse custo.

Além de todas estas vantagens, é possível ainda incluir os restantes créditos, tendo uma poupança significativa e aumentar a sua qualidade de vida.

Um mito inerente ao crédito habitação são os seguros. Muitos clientes ainda pensam ser obrigatório contrai-los junto do banco, mas tal já não é uma realidade há vários anos. É verdade que os bancos “obrigam” a produtos para bonificarem o spread, mas mesmo esses podem ser negociados tendo em conta o perfil de cada cliente.

O conselho nacional de supervisores financeiros, tendo em vista o aumento da literacia financeira lançou o portal Todos Contam, uma excelente ferramenta acessível a todos onde pode ter informação isenta.

Mas “correr” de banco em banco a procurar as melhores soluções implica disponibilidade. É aí que entra o intermediário de crédito, alguém devidamente habilitado e credenciado para o efeito. Que fará a procura por si e apresentará soluções “chave na mão”, para que possa obter as melhores condições.

Dicas:

  • Saber qual o spread atual
  • Saber os custos e coberturas dos seguros
  • Procurar um intermediário de crédito registado no Banco de Portugal
  • Se tiver mais créditos, estudar a possibilidade de os incluir
  • Ao analisar as propostas ter em conta a TAEG e MITC aplicados
  • Negociar os produtos de cross selling

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com