Bairro da Ponte de Anta: Quase um milhar de azulejos pintados à mão embelezam muro

Manuel Malheiro pintou à mão 936 azulejos, que foram colocados num muro do Complexo Habitacional da Ponte de Anta (foto: DE)

É um extenso muro que, agora, está embelezado com um conjunto de azulejos pintados à mão. São 936 peças, segundo o autor, Manuel Malheiro, que dedicou estes dois últimos anos a este trabalho, por mera satisfação pessoal e de forma a dar o seu modesto contributo ao Bairro da Ponte de Anta, onde reside há mais de três décadas.

Um muro, em volta do Bloco D [prédios cor-de-rosa], na zona Norte do Complexo Habitacional do Bairro da Ponte de Anta, está agora mais embelezado, dando um aspeto ainda mais bonito a toda aquela área. É fruto de uma inspiração individual de um antense, ali residente, Manuel Malheiro, que contou com os apoios da Câmara Municipal de Espinho, Junta da União das Freguesias de Anta e Guetim, do Centro Comunitário da Ponte de Anta e da professora do autor da obra, Natália Santos.

Manuel Malheiro trabalhava na área administrativa de uma empresa de construção civil quando ficou desempregado e, por isso, em 2015 procurou ocupar o seu tempo nas atividades promovidas pelo Centro Comunitário da Ponte de Anta (CCPA). “Naturalmente que aquilo que passei a fazer, nesta atividade, acabou por me inspirar para fazer alguma coisa naquele muro com que deparava todos os dias”, disse Manuel Malheiro.

A arte de pintar os azulejos não nasceu com ele e reconhece que a foi “aperfeiçoando”. Depois, acabou por “pedir apoio no sentido de recuperar aquele muro de suporte de terras de um jardim” no local onde reside. “Consegui os apoios e deitei mãos-à-obra”.

Artigo completo na edição de 3 de março de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.