Apoiar no estudo para o sucesso dos alunos

Helena Vieira (à esquerda), a diretora pedagógica do Vértice e João José Justiniano e Jorge Rodrigues do Weteach

O Vértice e o Weteach são dois centros de estudo em Espinho. O primeiro é um dos mais antigos e o outro, o mais recente. São dois exemplos de um negócio que tem raízes no concelho de Espinho e uma aposta na educação e na preparação das crianças para a vida escolar.

Helena Vieira é a diretora pedagógica e seu marido é o proprietário do centro de estudos, Vértice, na Rua 30, há uma década. É a continuidade de um outro centro de estudos, denominado Fio de Prumo, que existiu antes de o adquirirem há 10 anos. Trabalham, apenas, com alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida porque ela leciona na Escola Manuel Laranjeira. “Foi uma opção que tomei para que não me fosse apontado nada”, explicou Helena Vieira.

“Na altura tinha nascido a minha filha, já estava cansada de estar em casa e com o meu marido, pegámos nessa empresa (Fio de Prumo) nos mesmos moldes que a professora Gorete a tinha”, contou Helena Vieira. “Ela era conhecida por ser bastante exigente, mas mesmo assim, as crianças gostavam de vir para cá. Isto foi algo que me agradou, de tal maneira que decidi prosseguir com este princípio no Vértice”, acrescentou.

Helena Vieira procurou não valorizar a ‘concorrência’ e empenhou-se no seu próprio projeto, seguindo os princípios que havia definido. “Não quis saber como funcionava um qualquer outro centro de estudos e também nunca perguntei nada a ninguém. Quis avançar com este meu projeto da forma que achava que seria o melhor para os alunos e dentro daquilo que a professora Gorete tinha implementado. Alarguei a sala de estudo até ao 9.º ano e implementei as aulas individuais ao Secundário”, disse Helena Vieira.

Artigo completo na edição de 10 de março de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.