Dia Mundial da água assinalado em Espinho

Um grupo de alunos do 9.º ano da Escola Dr. Manuel Laranjeira esteve na Praia da Baía, esta manhã, a recolher muito do lixo que se encontrava no areal (Foto: Defesa de Espinho/DR)

O Dia Mundial da Água é hoje [22 de março] assinalado, em Espinho, com várias atividades direcionadas para os alunos das várias escolas do concelho.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal através da Estação Náutica de Espinho que tem como objetivo “sensibilizar a comunidade para o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos”.

Foto: Defesa de Espinho/DR

Deste modo, as entidades que constituem a Estação Náutica de Espinho organizam um programa direcionado para a temática da preservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais.

As atividades da manhã iniciam-se na Praia da Baía com a “Aventura nas águas do Mar” organizada com o apoio das Escolas de Surf de Espinho. Ainda neste espaço, será promovida uma degustação de água da rede pública, aromatizada pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria da ESPE.

Para os alunos do 4.º ano do ensino básico, está preparada no Centro Multimeios e Planetário uma programação alusiva à temática da água, com a “Eco Seia” — Curtas CineEco Extensão Espinho e “Água no Universo”.

Está ainda prevista, a “Limpeza da Ribeira do Mocho — lugar da Picadela”, atividade que será realizada pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ainda a iniciativa “Soldados das Ribeiras” com a participação dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico que avaliarão a qualidade das três ribeiras do Concelho.

Este conjunto de atividades pretende “alertar as crianças e jovens para a necessidade de preservar os ecossistemas, a biodiversidade e a qualidade da água do nosso planeta”.

Ainda para assinalar este dia, o Município de Espinho associou-se à campanha de sensibilização H2Off, uma iniciativa promovida pela CECEA — Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que lança um desafio simples à população em geral: fechar a torneira por uma hora, entre as 22 e as 23 horas.