Assinalando os 90 anos do jornal – fundado a 27 de março de 1932 – a Defesa de Espinho preparou uma edição especial e gratuita, com ilustração na capa da autoria de Marta Sousa e muitos conteúdos que fazem parte, não só da sua própria história, mas da cidade que sempre ilustrou.
Desde logo, a invocação do seu fundador, Benjamim da Costa Dias, e os testemunhos de dois antigos diretores – Carlos Sárria e Jaime Gabriel Jesus – sobre o trajeto pessoal e a evolução do jornal.
O 50º aniversário da Solverde é assinalado numa grande reportagem, que recupera a fundação e os contributos para a cidade da maior empresa local, fundada em 1972 por 249 associados.
Com a mesma idade do jornal, Manuel Sancebas – o mais antigo colaborador da Defesa de Espinho – mostra-se igual a si próprio, numa entrevista de vida: generoso, mordaz, bem-disposto…e um espinhense como já quase não se fazem. A não perder!
O Orfeão de Espinho, entidade cultural centenária, e na qual colaboraram alguns dos grandes vultos locais, como Fausto Neves, Carlos de Moraes e o próprio Benjamim Dias, é objeto de uma grande retrospetiva histórica.
No desporto, homenagem a dois dos maiores campeões espinhenses de sempre: António Leitão, o medalhado olímpico de Los Angeles, dez anos após o seu desparecimento; e Vítor Hugo, campeão do mundo de hóquei em patins, que passa em revista uma carreira desportiva ímpar.
Veja ainda a publicidade que acompanhou a história do jornal e a opinião de Armando Bouçon, Alexandra Nunes, Jorge Pereira, Agostinho Almeida, Miguel Reis e Manuel Violas.
Nove décadas de notícias, numa edição comemorativa para todos os espinhenses.