Foto: DR

A próxima edição de um dos eventos desportivos do ano em Espinho irá ser disputada no próximo domingo, algo que por si só já é uma novidade. Alterações no percurso também vão marcar a 9.ª edição da corrida.

Apesar de ainda só se terem passado poucos dias desde o início de 2024, Espinho já se prepara para receber um dos eventos desportivos mais importantes do ano: a corrida de São Silvestre.

Por esta altura, já se ultimam todas as preparações necessárias para a corrida que se irá realizar no dia 7 de janeiro, às 10h. A calendarização do evento deste ano é uma das novidades desta edição, tal como uma alteração de percurso. Relativamente à alteração na calendarização, a corrida deixa de se realizar ao sábado à tarde para ser disputada na manhã de domingo.

José Carlos Gomes, um dos membros da Running Espinho, organizadora da corrida, explica como é que o evento foi preparado. Uma das partes importantes para a organização da corrida foi o contributo dos voluntários, que puderam obter esse estatuto depois do preenchimento de um formulário.

Segundo José Carlos, a adesão dos voluntários foi bastante elevada na organização da corrida de 2023, “quando comparada com a de edições anteriores”, chegando a um número que ronda os 25 voluntários. Contando com o número de voluntários, mais de 200 pessoas ajudam na organização da prova. Entre as funções que terão de desempenhar está a ajuda da entrega na água no posto de abastecimento, de fruta, das medalhas e dos dorsais.

Apesar do esforço dos voluntários e de todos os membros da organização, o destaque do evento tem de ir, irremediavelmente, para os corredores. As inscrições já estão encerradas, tendo sido alcançado o número de 2500 participantes, abrangendo todas as provas, a corrida de 10 quilómetros, caminhada de 5 quilómetros e a prova de crianças de 300 metros, ou São
Silvestre Kids.

Relativamente à prova dos mais novos, importa recordar que esta volta a realizar-se, tal como tinha acontecido nos dois últimos anos, conseguindo alcançar um número superior na edição de 2024, com cerca de 100 participantes.

Sendo esta a 9.ª edição da corrida espinhense, as expectativas dos organizadores estão em alta, tanto a nível social como desportivo. “Acreditamos que pode vir a ser mais um dia de festa em Espinho, com muita gente nas ruas a apoiar. Na vertente desportiva, voltaremos a contar com grandes atletas do pelotão nacional. Deste modo, as expectativas são sempre muito altas”, refere José Carlos.

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 04 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€