Uma pequena embarcação de pesca naufragou hoje [23 de março], cerca das 15h40, na Praia dos Pescadores, em Silvalde. Um homem, com cerca de 50 anos, acabou por ser transportado pelos Bombeiros do Concelho de Espinho ao Hospital de Vila Nova de Gaia com ferimentos leves num ombro.
Alegadamente o motor da embarcação terá falhado à entrada no mar e o barco acabou por se virar e por naufragar com três pescadores, na rebentação junto ao areal. Dois deles saíram da água pelo próprio pé, mas o outro, com cerca de 50 anos, acabou por ficar preso no barco tendo sido ajudado pelos colegas.
A embarcação acabou por ser retirada com o auxílio de tratores e foi trazida para o areal, junto dos apoios de pesca.
O barco de pequenas dimensões, acabou por ficar com os dois motores danificados e supostamente inutilizados.
As redes ficaram enleadas nos motores do barco.
“Os pescadores tentaram entrar com o barco e, de repente, veio uma onda o virou a embarcação”, contou Mário Lopes, que testemunhou o acidente, acrescentando que “a proa levantou com a onda e, por isso, o barco voltou-se”.
“Foram lá três tratores e retiraram, a embarcação da água”, acrescentou aquela testemunha.
“Foi uma sorte tremenda o barco ter naufragado na rebentação, junto à areia! Se fosse um pouco mais à frente seria, certamente, uma grande tragédia”, concluiu Mário Lopes.
Os ânimos acabaram por se exaltar já na zona do passeio e a própria Polícia Marítima teve de intervir no sentido de acalmar alguns familiares mais altercados.
Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho prestaram auxílio com três ambulâncias, uma mota de água, duas viaturas ligeiras de apoio e 12 operacionais. A Polícia Marítima da Capitania do Porto do Douro esteve presente e tomou conta da ocorrência.