Foto: Arquivo

A praia de Silvalde, do Pau da Manobra, perdeu este ano, a Bandeira de Ouro que anualmente é atribuída pela Quercus. O facto deve-se, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Carlos Teixeira, “ao problema que houve no verão do ano passado [22 de julho de 2021] com a estação elevatória.

A Ribeira de Silvalde foi contaminada com uma descarga de águas de saneamento daquela estação elevatória e esteve no local a Polícia Marítima que recolheu as respetivas amostras de água, tendo-se confirmado, portanto, que estava contaminada. Na sequência disto, a nossa praia perdeu a Bandeira de Qualidade de Ouro”, lamenta o presidente da Junta, reconhecendo o prejuízo que isto vem causar na época balnear que se avizinha.

Segundo o autarca de Silvalde, “o problema com aquela estação elevatória subsiste. Continua com os motores avariados” e “se nada se fizer, as restantes praias poderão vir a sofrer com a perda da bandeira da Quercus, nomeadamente a praia da Rua 37 que é muito próxima da ribeira”, alerta o autarca.