Leonor Gonçalves, Mariana Neves e Sofia Gonçalves são as atletas da E. F. E. Os Tigres que disputaram o Mundial. Foto: DR

São cinco os atletas da Escola de Formação de Espinho Os Tigres que integram as seleções nacionais que se estrearam da melhor forma no IHF Beach Handball World Championship, realizado na Grécia, alcançando o Top 10 das melhores equipas do mundo.

Carolina Figueiredo

Leonor Gonçalves, Mariana Neves e Sofia Gonçalves foram as atletas da Escola de Formação de Espinho Os Tigres (EFE Os Tigres) que alcançaram a oitava posição no IHF Beach Handball World Championship, naquela que foi a estreia de Portugal no Campeonato do Mundo de andebol de praia.

As atletas do clube espinhense e as colegas de seleção disputaram os vários jogos da prova que teve lugar na Grécia e vacilaram apenas no encontro com a Argentina, perdendo por dois sets (22-18 e 18-16), mas entraram para a história da modalidade com a presença no Top 10 mundial do andebol de praia feminino.

Diogo Ribeiro e João Furtado integraram a comitiva masculina. Foto: DR

Já no lado masculino, foram João Furtado e Diogo Ribeiro os que tiveram a responsabilidade de representar a EFE Os Tigres. Os jovens da seleção masculina, treinados pelo espinhense Paulo Félix, não se conseguiram superiorizar à turma do Irão, saindo derrotados por 2-0 (20-18 e 29-28), mas alcançando o décimo lugar da competição e um lugar entre as dez melhores seleções do mundo. A equipa masculina trouxe também da prova a distinção de equipa com mais golos em pirueta, tendo marcado 114 pontos ao longo da competição, refletidos numa média de 20 pontos por jogo através desta forma de remate do andebol de praia.

Artigo completo na edição de 30 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.