Foto: Francisco Azevedo

Desde 2012 que Espinho recebe o AMB Volleyball Cup, mas nunca até então as proporções do evento foram tão grandiosas. 4200 participantes enchem a cidade de Espinho em busca de muito mais do que uma semana de jogos de voleibol.

Para perceber o segredo do sucesso daquele que é o maior torneio de voleibol jovem da Europa e o segundo maior do mundo, a Defesa de Espinho foi conhecer quem está nos bastidores, bem como quem participa e faz com que este evento seja tão possível quanto aliciante.

De passo apressado, de malas na mão, de olhos bem abertos para admirar a grandeza do evento, de ouvidos atentos para as inúmeras bolas que já se ouvem rolar pelas imediações da Nave Desportiva e, sobretudo, cheios de vontade de jogar voleibol e com a ansiedade de estar no AMB Volleyball Cup REFIX. É assim que chegam todos os participantes. Apesar de uns serem de Portugal, outros de Espanha, alguns do Luxemburgo e também haja quem chegue da Irlanda, o sentimento pelo AMB parece ser universal.

Junto a uma roda de atletas de vários clubes, as respostas à pergunta “o que significa o AMB?” variam, mas todas elas distinguem o torneio de uma forma positiva.

“O AMB é voleibol!”, grita uma das atletas de camisola cor de rosa. “Para mim é convívio com outras equipas de vários sítios. É uma semana onde aprendemos muito a nível de voleibol”, confessa um dos rapazes do grupo. “E não se esqueçam das festas! O AMB também é festas e diversão”, exclama outra das milhares de participantes.

Seja pelo voleibol, pelo convívio, pela aprendizagem ou mesmo pelas festas o torneio já deixa marca em muitos atletas, muitas equipas e, por consequência, muitos países.

Valdir Reis, antigo atleta do Sporting Clube de Espinho é quem comanda as tropas do Escher Volleyball Club, que chegou à cidade vindo do Luxemburgo. Conhecedor das características de Miguel Maia e João Brenha, sabe que “era o torneio ideal para trazer os miúdos e a melhor oportunidade para que melhorassem o seu voleibol”. “Infelizmente, no Luxemburgo, os cadetes jogam quatro contra quatro e eu queria dar este brinde aos atletas de perceberem que o voleibol é algo maior do que aquilo que eles jogam no país deles”, explica o ex-atleta.

Reportagem completa na edição de 14 de julho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.