José Saxe, presidente do SC Silvalde: “Não faz sentido o clube estar afastado do futsal, porque é a sua imagem”

José Saxe, presidente da direção e um dos fundadores do SC Silvalde, mostra-se muito satisfeito com o regresso do futsal ao clube (foto: Francisco Azevedo)

Quatro anos depois, com a pandemia pelo meio, o Sporting Clube de Silvalde regressa ao panorama desportivo local com uma equipa de futsal no Campeonato Distrital de Aveiro, na 2.ª Divisão. O histórico José Saxe, um dos fundadores do clube a 16 de junho de 1984, reassume a presidência com o propósito de devolver o futsal à coletividade silvaldense e à cidade.

Com a base do plantel construída a partir de um conjunto de atletas do Arada AC, os leões silvaldenses assumem, claramente, que o principal objetivo será a subida à 1.ª Divisão distrital. Uma tarefa que não se afigura fácil, mas que é um propósito e a ambição do clube.

“No próximo dia 21 de julho haverá um treino, na Escola Secundária de Esmoriz, para que todos se conheçam”, revelou José Saxe, radiante pelo facto de trazer a modalidade da sua paixão ao clube que ajudou a fundar. “É uma forma de, quando forem para a pré-temporada, não estranharem a presença de uns e de outros. Creio que aí o plantel já estará completo”, refere José Saxe.

“Conseguimos encontrar uma equipa técnica, que será liderada pelo Ricardo Rodrigues, através do nosso antigo jogador, Renato Pichel, e começámos a construir o plantel a partir daí, com alguns dos jogadores do Arada AC, equipa da 1.ª Divisão do Campeonato Distrital de Aveiro que optou por não ter mais futsal. Foi uma oportunidade que agarrámos”, explica José Saxe à Defesa de Espinho, entusiasmado com o projeto e, também com a equipa diretiva e corpos sociais que resultaram das eleições realizadas no clube em maio último.

“Tendo em conta anos anteriores e a experiência que tenho, considero que este processo está a ser muito bem conduzido”, afirma o presidente do SC Silvalde, assumindo que os exames médicos estão “para breve” e que espera ter todos os aspetos burocráticos tratados para dar início aos trabalhos de preparação “na primeira semana de setembro”.

Entrevista completa na edição de 14 de julho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.