Foto: DR

Isidro Mota, aos 80 anos, ainda faz as viagens, regularmente, entre Espinho e o Algarve. A Nortalgarve é a sua empresa há quase quatro décadas, com negócios, em grande parte, ligados à construção e venda de empreendimentos e há cerca de 20 anos mais voltada para o arrendamento turístico de casas para férias.

Isidro Mota criou a Nortalgarve há 37 anos. “Já estava ligado à construção civil com outros sócios, com casas construídas no Algarve, no Porto e em Espinho”, contou o empresário. “Entretanto, fui para o Algarve com uma outra sociedade e decidimos começar a construir por lá. Atendendo à distância, ao tempo que demoravam as viagens e à ausência da família, os meus sócios acabaram por abandonar a sociedade”, prosseguiu o proprietário da Nortalgarve. “Decidi dar continuidade a esse projeto e pensei em construir em Espinho. Foi por isso que nasceu a empresa. Fui o fundador e as minhas filhas, na altura, ainda eram pequenas. No entanto, é a minha família que faz parte da sociedade. Trata-se, pois, de uma empresa familiar”.

Segundo Isidro Mota, a Nortalgarve começou a crescer e “construiu diversos empreendimentos, sobretudo no Algarve, para venda. A maioria era moradias, excetuando um edifício com 80 apartamentos. Entretanto, decidi deixar ficar dois alojamentos novos, precisamente para obter alguma rentabilidade desse investimento. Trata-se do Flor da Falésia Villas e o Villas Pinhal da Falésia que são dois condomínios fechados situados nas Açoteias, em Albufeira e onde temos uma clientela fidelizada, estando quase sempre ocupados com pessoas portuguesas e com imensos estrangeiros”.

Os investimentos de Isidro Mota, através da Nortalgarve também estão em Espinho. “Temos casas em Espinho porque também aí construímos e dispomos de alguns apartamentos em Santa Maria da Feira que estão a ser geridos pela nossa empresa. Temos um escritório em Espinho e um outro no Algarve para podermos dar assistência aos nossos clientes”, explicou o empresário.

Reportagem completa na edição de 11 de agosto de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.