Foto: Sara Ferreira

Helena Lemos, ou Lenita como é mais conhecida em Espinho, completou recentemente a prova mais difícil em que já participou. O trajeto entre Londres, Edimburgo e Londres novamente (LEL) foi “uma superação pessoal” que trouxe emoção e lágrimas à espinhense ao cruzar a meta. Aos 56 anos e já com planos para novas conquistas, Lenita prova que idade e género não são entraves, mas sim motivações para superar novos desafios.

“Toda esta aventura começou através de pequenos passeios em família, quando resolvemos comprar bicicletas para todos”, explica Helena Lemos. A espinhense garante que não foi a vontade de mostrar as vantagens do exercício físico à família que a levou a adquirir a sua amiga de duas rodas, mas sim a necessidade e o desejo de estar mais tempo em família.

No entanto, Lenita cedo sentiu vontade de continuar. “Percebi que gostava de longas distâncias, porque, quando os meus colegas começavam a regredir de forma, eu estava a chegar ao meu melhor e só queria seguir viagem. E segui, tanto que já estou em provas de 1500 quilómetros”, dá conta.

Mas seguiu sozinha. “São distâncias muito grandes e não podes andar ao ritmo de ninguém”, explica, acrescentando que “as estradas são apertadas, são milhares de participantes e, nos grupos, se cai um, caem todos”. Assim, sozinha, Helena afirma conseguir “tirar mais partido das paisagens e de todos os momentos das provas”.

“Mas isto de ir sozinha tem os seus perigos”, adverte. “Quando cheguei ao final da minha última prova, vi os outros atletas serem recebidos por família e amigos. Vi abraços, beijos e fotografias e eu não tinha nada disso”, conta. “Quando percebi que estava a entrar no caminho da meta, comecei a ter uma sensação de emoção, tive necessidade de chorar e não tinha quem abraçar”.

Reportagem completa na edição de 25 de agosto de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.