Foto: Isabel Faustino

O serviço de grooming está em expansão e, como consequência, a expressão ‘vai dar banho ao cão’ tomou um segundo sentido. Os banhos e as tosquias são serviços fornecidos em vários estabelecimentos espinhenses e já não são vistos como um luxo, mas sim como mais um fator de cuidado e bem-estar para os amigos de quatro patas.

“O que nós fazemos nos banhos e nas tosquias é tratar do pêlo e da pele do cão”, dá conta Jorge Tavares, proprietário da Joka Pet Store. Segundo o proprietário do estabelecimento dedicado a animais, “o desenvolvimento dos produtos disponíveis no mercado veio ajudar na expansão dos groomers”. Mas afinal, o que são groomers e o que é o grooming? O grooming é um termo ligado à limpeza, ao asseamento e ao tratamento dos animais e o groomer é aquele que o pratica.

Dado o desenvolvimento nesta área, para muitos dos clientes da Joka Pet Store, “o banho deixou de ser visto como um extra e é cada vez mais visto como uma necessidade”. Segundo Jorge Tavares, “o desenvolvimento dos produtos permite fazer cerca de quarenta combinações, que resultam no mesmo número de variações de banhos”. Mas para quê? “Cada raça de cão e cada cão tem um pêlo diferente, pelo que é necessário adequar os banhos a cada animal”, explica. “Com estas combinações, eu consigo responder a essas necessidades específicas e é exatamente isso que nós tentamos explicar ao cliente que não é possível fazer num banho dado em casa”, acrescenta.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 1 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.