Cristina Silva dedica-se ao artesanato e aposta nas vendas através da redes sociais (Fotografia: Isabel Faustino)

Acessórios de moda têm em comum um fio condutor que traduz a essência da cidade.

É através da marca Maria Cristina Croché Jewerly que Cristina Silva, residente na Idanha, dá a conhecer as peças que faz através de materiais específicos como lã bordalesa ou linho. Brincos, pulseiras, anéis, chapéus ou carteiras são apenas alguns dos acessórios idealizados e produzidos pela artesã que, aos 54 anos, procura implementar o negócio com a ajuda das redes sociais.

Depois de ter trabalhado durante vários anos na área da solicitadoria, Cristina viu a vida mudar e o rumo profissional a ser alterado. “A profissão já não era a minha praia e eu estava um pouco desencantada, mas isso aliou-se a um problema de saúde de uma das minhas filhas. Precisei de a acompanhar de uma forma mais próxima, acabei por deixar a profissão, mas sempre achei que um dia talvez voltasse de forma diferente”, recorda a artesã. “A verdade é que, mais tarde, comecei a perceber que a classe estava a levar um rumo que a mim não me agradava e além disso acabou por ser difícil regressar à área”, revela Cristina Silva que acabou por enveredar por outras saídas profissionais. “Quando as coisas com a minha filha ficaram melhores comecei a procurar emprego e a perceber que, para o mercado de trabalho, já era velha demais. Então fui trabalhar para um restaurante e depois para a Diocese do Porto onde fiz limpezas”, conta, explicando que problemas de saúde causados por um atropelamento grave na infância a impossibilitaram de prosseguir num trabalho que exigia esforço físico.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 15 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€