É um simples gesto diário e parte integrante no quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, fumar um cigarro e fazer desta prática um estilo de vida, acaba por trazer inúmeros malefícios à saúde e ao bem-estar. Conheça os riscos deste vício e aprenda de que forma o pode largar.

Segundo Sérgio Ferreira, médico de medicina interna, o tabagismo é “o segundo fator de risco mais causador de mortes no mundo, logo abaixo da hipertensão arterial, que pode também acontecer devido ao tabagismo”. Tal como explica, “um só cigarro tem dezenas de milhares de químicos lesivos ao corpo humano”, fazendo com que vários problemas de saúde apareçam de forma inevitável. “Os seus efeitos podem ir desde enfraquecimento e queda de cabelo, assim como deterioração da cavidade oral e dos dentes, passando pelas duras e limitadoras doenças crónicas pulmonares e cardiovasculares, até aterosclerose severa que poderá provocar enfartes agudos do miocárdio (conhecido como ataque cardíaco) e acidentes vasculares cerebrais (AVC). O tabaco é também um grande fator de risco para desenvolvimento de neoplasias, não só do trato respiratório, mas também cancro gástrico, cancro da mama, cancro colorretal e outros tantos”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 22 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€