Fotografia: Francisco Azevedo/DE

Na passagem inferior pedonal, projetada para a Linha do Norte, no Rio Largo, a obra está em fase conclusiva, decorrem trabalhos de ligação à rede elétrica e prosseguem as construções do atravessamento superior pedonal e da passagem inferior rodoviária.

Estão em construção três atravessamentos. Com a preocupação de criar o menor transtorno possível ao trânsito pedonal e viário, a IP –Infraestruturas de Portugal, em articulação com os serviços técnicos da Câmara Municipal de Espinho, planearam a execução dos trabalhos desta empreitada por fases:

Na passagem inferior pedonal, ao quilómetro 317,864 da Linha do Norte, a obra encontra-se praticamente concluída, decorrem trabalhos de ligação à rede elétrica. Na passagem superior pedonal (km 315,791) estão em curso trabalhos de acabamento nos edifícios laterais e de preparação para a instalação do tabuleiro sobre a via férrea e a Avenida João de Deus. Na passagem inferior rodoviária (km 315,480) processam-se trabalhos de betonagem da obra de arte.

Estão projetados os desnivelamentos referidos, “os quais não sofreram alterações ao projeto”, informa, entretanto, a IP – Infraestruturas de Portugal.

“As obras são necessárias para a segurança de quem vive no bairro, em toda a zona da Marinha e por quem precisa de passar a linha para visitar alguém ou por outra razão qualquer, mas já podiam e deviam ter começado há mais tempo”, diz Rui Silva, de 63 anos, esperando que a cancela abra para seguir o seu percurso matinal e pedonal. “Há muitos anos que se reclamava por uma solução para o perigo do atravessamento da linha em Silvalde. Perdeu-se muito tempo com promessas e muita conversa da treta. Foi muita política e pouco ou nenhum trabalho, mas, mais cedo ou mais tarde, teria de se fazer alguma coisa. E ainda bem que algo está a ser feito. Resta saber e ver como é que isto vai ficar…”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 6 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.