Espetáculo é fruto de uma criação da Companhia Persona (Fotografia: Isabel Faustino)

A arte xávega foi a protagonista de um espetáculo audiovisual realizado na passada sexta-feira, dia 14, junto aos armazéns de pesca em Silvalde.

Fruto de uma criação da Companhia Persona, este espetáculo que juntou música, tradição, saberes e a participação das rusgas de Espinho, procurou chamar à realidade para a importância das comunidades piscatórias e encerrou um ciclo de oito criações comunitárias em residência artística que a companhia realizou em diversas freguesias de quatro municípios, como é o caso de Bragança, Vila Real ou Arcos de Valdevez.

“Este espetáculo foi realizado com a comunidade piscatória de Silvalde, a quem estaremos para sempre muito gratos pela sua generosidade e acolhimento”, referiu a Companhia Persona, destacando que espera “ter contribuído um pouco” para que este tipo de comunidades “não caia no esquecimento de quem decide e, sobretudo, das gerações mais jovens a quem estes testemunhos, mais do que ninguém, devem chegar”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 20 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€