Empresa centenária familiar que já vai na quarta geração teve origem numa outra de fogo de artifício. Começou com as iluminações nos Carvalhos e a dimensão está além-fronteiras. Londres, Paris, Barcelona e muitos outros países têm marca das iluminações festivas da Castros SA.

A empresa Castros Iluminações tem origem numa outra empresa de fogo de artifício. Nasceu em 1921 pela mão de António Araújo e Castro, bisavô do atual CEO, Jorge Castro.

“Não cheguei a conhecer o meu bisavô, mas tenho uma memória muito viva da minha avó, a dona Micas (Maria Aurora de Castro) e, obviamente, daquilo que o meu pai, António Jorge Castro, fazia. Por isso, sou um acumulador de muitas estórias contadas pela voz da minha avó e do meu pai em relação aos primórdios, de como tudo começou, desde logo com o acidente que culminou na morte do irmão do meu bisavô e que fez com que deixasse o negócio da pirotecnia e viesse a envolver-se no negócio das iluminações e que era contíguo à pirotecnia”, recorda Jorge Castro.

“O primeiro trabalho da empresa foi para a Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos. Naquela altura, a energia elétrica não era corrente em todos os locais do país. Havia algumas terras onde as iluminações nas romarias se faziam com velas. Estas eram memórias que ia ouvindo da minha avó”, lembra o CEO da Castros.

Desde aí a empresa foi crescendo e já vai na quarta geração. Uma empresa que nasceu em 1921, atravessou a Segunda Guerra Mundial e todo um final do século XX, com as novas gerações à frente. Mas será que o fundador, António Araújo de Castro, teria a noção da dimensão que a empresa poderia atingir?

“Nunca refleti sobre isso”, respondeu. “Presumo que ele nunca teria ideia, nem nos seus melhores sonhos, da dimensão que a empresa poderia vir a ter como tem atualmente, nomeadamente a sua dimensão geográfica, com a presença em muitos continentes. Seguramente, deveria ficar orgulhoso por ver o atual percurso da empresa”, disse.

Artigo completo no suplemento da edição de Natal de 15 de dezembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.