O ano está a terminar e estamos na altura ideal para preparar um plano financeiro para 2023.

Comece por fazer um orçamento, determinando quanto dinheiro tem disponível e onde pensa gastá-lo. Considere os seus rendimentos, as despesas fixas e variáveis e tudo que possa afetar as suas finanças. Defina metas financeiras para 2023, considere os seus objetivos a longo prazo e estabeleça metas para o ano, por exemplo uma viagem ou o pagamento de uma divida. De seguida, faça um plano de ação, que pode incluir aspetos como o corte de gastos desnecessários, o aumento da renda ou o encontro de formas criativas de economizar dinheiro.

Mantenha a organização, fazendo um acompanhamento das suas finanças com um orçamento no modelo Kakebo, para ajudar a controlar os gastos.

Seja flexível: as coisas podem mudar ao longo do ano, então há que estar preparado para se adaptar às mudanças. Sempre que seja necessário, reveja o orçamento e atualize-o.

Algumas dicas:

  • Faça um orçamento para 2023 (no nosso site tem modelo que pode utilizar). Tenha em atenção as despesas variáveis;
  • Faça um Kakebo para ter controlo das despesas variáveis e inesperadas;
  • Tenha em conta os planos a longo prazo;
  • Estabeleça metas para 2023 (exemplo, uma viagem);
  • Seja flexível, prepare-se para ter de alterar/ajustar o orçamento sempre que necessário;

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com