Antes de mais, convém conhecer as duas opções e quais as características das mesmas.
A transferência de crédito habitação prende-se com a mudança de crédito para outra instituição financeira, podendo com isso negociar as condições, como baixar a taxa de juro, aproveitar para negociar os seguros ou alterar prazos. É ainda possível acrescentar valor para algo que precise ou até mesmo incluir créditos para baixar as mensalidades. Tudo isso dependerá sempre da avaliação. Embora não seja um crédito novo, o procedimento é idêntico implicando uma análise casuística e avaliação do imóvel. Outro fator a ter em conta é o prazo. Se contratou o crédito há menos de dois anos, não é possível acrescer valor mas ainda assim é possível mudar. Antes de tomar uma decisão deve consultar as diferentes opções e falar com um especialista. As vantagens são, além das óbvias, como a negociação das condições existentes, a possibilidade de conseguir consolidar os restantes créditos e a comunicação reportada ao Banco de Portugal ser como crédito novo.

A renegociação do crédito habitação sempre foi um mecanismo possível de ser usado no caso de dificuldades. Contudo, devido à atual conjuntura, o Governo medidas, “obrigando” os bancos a negociarem até mesmo proactivamente casos de sobre-endividamento. A
renegociação consiste em alargar prazos e negociar condições, devendo ter em atenção que tal é comunicado ao Banco de Portugal, podendo trazer diversos inconvenientes, como, por exemplo, não poder contrair mais créditos até ao termino. Na renegociação, não é possível incluir outros créditos. Trata-se de uma renegociação do contrato existente. O intuito da mesma é reduzir a mensalidade, dando folga orçamental às famílias.

Passamos por uma altura difícil, que pode levar a algumas precipitações. Mas antes de tomar qualquer decisão, olhar para o seu orçamento e estudar as diversas opções. Peça simulações sobre as duas possibilidades e estude-as com atenção, a forma mais simples poderá ser recorrer a um profissional.

DICAS:

  • Refaça o orçamento tendo em conta o aumento da mensalidade de casa
  • Estude a possibilidade de liquidar créditos
  • Fale com o seu banco, saiba quais as implicações da renegociação
  • Peça simulações para transferência de crédito habitação
  • Fale com um profissional devidamente habilitado

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com