Fotografia: DR

A conclusão da remodelação da passagem pedonal inferior na zona do Rio Largo tem sido adiada desde setembro de 2021. Não há luz ao fundo deste túnel e a situação inquieta e deixa descontente uma boa parte da população.

Contrariamente às previsões da Infraestruturas de Portugal (IP), a conclusão da remodelação da passagem pedonal inferior na zona do Rio Largo, continua em suspenso. A data inicial apontava a conclusão da empreitada para o mês de setembro de 2021, numa fase inicial, tendo sido adiada para junho de 2022. No entanto, a obra continua inacabada, ou pelo menos, interditada ao público ao dia de hoje.

Esta remodelação está a ser realizada pela IP e tem como um dos seus objetivos principais, para além da fácil circulação de peões e ciclistas, a circulação de veículos de emergência, que será finalmente viável.

Este retardamento na conclusão da obra é recebido com descontentamento pela população de Espinho e causa ainda mais estranheza tendo em conta que os trabalhos não têm sido continuados no local e a zona parece pouco movimentada nesse aspeto.

Um dos habitantes descontentes com a situação é César Sampaio que, apesar de reconhecer a utilidade da passagem pedonal, não consegue compreender a demora na conclusão desta empreitada. “Obviamente que é algo prático para quem está na parte inferior do passadiço e precisa ir para a parte superior, porque assim não necessita de dar a volta completa e passar pela ponte pedonal da linha de comboio. A passagem está aí mas devia estar aberta ao público e disponível para o seu funcionamento efetivo. Se os responsáveis entendem que é necessário realizar obras por alguma razão é estranho o que justificará este tempo todo para terminar a remodelação”, afirmou o cidadão.

Para César Sampaio o fácil acesso de veículos de emergência da estrada para a praia e vice-versa é uma “boa ideia”, reforçando uma vez mais a pertinência da obra, e por esse motivo, considera o atraso de mais de um ano algo “grave” que tem de ser corrigido rapidamente.

Drenagem de água parece ser insuficiente O atraso não é o único motivo de preocupação de quem vive perto da passagem pedonal inferior.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 12 de janeiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€