Na sessão da Assembleia Municipal de ontem [18 de janeiro], a primeira depois da divulgação do caso Vórtex, a informação escrita do presidente foi um dos temas em maior destaque, com os deputados municipais a questionarem a nova presidente da autarquia em diversos temas.

Maria Manuel, que até então, enquanto vereadora, dirigia o pelouro da educação, explicou que responderia apenas nesse âmbito, deixando para posterior esclarecimento escrito todos os outros assuntos. A decisão, imediatamente contestada pelo Bloco de Esquerda (BE), proporcionou um momento de críticas, levando alguns vogais a apelar à resposta de Maria Manuel, dada importância de alguns temas, mas sem grande sucesso.

A realização da auditoria, prometida por Maria Manuel na passada segunda-feira, foi um dos assuntos mais questionados. Bloco de Esquerda, CDU e PSD levaram o tema ao debate, manifestando a importância de se conhecerem mais pormenores. Para João Matos (BE), foi fundamental conhecer as razões que levaram a nova presidente da autarquia a anunciar a auditoria através de comunicado aos órgãos de comunicação social e não em momento de reunião de câmara, tal como aconteceu na passada segunda-feira. A dúvida foi partilhada pelo PSD, levando o vogal Abel Santos a questionar o âmbito da própria auditoria, relembrando que, no passado, o Executivo demonstrou intenções em solicitar uma, mas tal nunca se verificou.

Em resposta, Maria Manuel apenas revelou que esta irá começar pela área do urbanismo e estará a cargo da Inspeção Geral de Finanças (IGF), deixando por conhecer as razões de não o ter comunicado em reunião de câmara.

Da parte do Partido Socialista, Ana Paula Africano não escondeu a preocupação relativamente aos protocolos de funcionamento dos vários departamentos da Câmara Municipal, especialmente o do urbanismo, mas não obteve explicação por parte da presidente. Foi, já no fim da sessão, procurando “apelar a um momento de serenidade” que José Carvalhinho, presidente da Assembleia Municipal, confidenciou que está a ser preparada uma plataforma digital que vai permitir uma maior transparência relativamente aos projetos em análise na área do urbanismo.

No fim da assembleia, a nova presidente referiu que “o Município precisa de serenidade para trabalhar”, pedindo calma e a ajuda de todos para os tempos difíceis que se avizinham.